quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Maria Regina

O conjunto dos elementos do planejamento

O que diz respeito ao conteúdo da ação, o conceito principal a ser trabalhado.
Por que se refere aos pressupostos da ação, os antecedentes da orientação para
se estabelecer uma linha de ação.

Para que diz respeito aos objetivos, as mudanças a serem alcançadas, os resultados
a serem promovidos.
Como se refere aos métodos, técnicas, procedimentos e passos das ações.
Quando se refere à especificação do tempo necessário para a realização de uma
ação e a sua cronologia.
Onde consiste nas circunstâncias de espaço.
Com quem nomeia as pessoas a serem envolvidas como agentes.
Para quem aponta o benificiário da ação.
• identificar
• analisar
• prever
• decidir
• O quê
• por quê
• para quê
• como
• quando
• onde
• com quem
• para quem
• Se quer promover
uma mudança,
realizar um objetivo
Dimensões da gestão escolar e suas competências 37
Planejar representa
• Pensar analítica e objetivamente sobre a realidade e sobre as estratégias
que possam promover a sua transformação.
• Refletir criticamente sobre a realidade educacional e tomar decisões a respeito
de ações necessárias.
• Desenvolver uma compreensão clara sobre o trabalho educacional e seu
direcionamento.
• Definir compromisso de trabalho com a promoção de mudança e melhoria.
• Explicitar tanto quanto possível os elementos necessários para fundamentar,
organizar, subsidiar e orientar as ações educacionais.
É importante reconhecer que todos esses aspectos são intensa e profundamente
interligados. Em vista disso, ao se planejar, não se deve considerar de forma isolada
cada uma das operações e os aspectos por elas abrangidos.
É importante destacar também que, dada a característica concreta de unicidade
da realidade, as separações feitas para compreendê-la correspondem a abstrações
ou artifícios cognitivos. Diga-se de passagem que qualquer fragmentação que se
promova sobre a realidade, corresponde a uma artificialização da mesma, em vista
do que se deve promover o esforço de realizar a interação dinâmica entre as operações
de identificar, analisar, prever e decidir, de modo que uma operação implica e
condiciona a outra, assim como também se deve considerar a relação entre todos
os aspectos do planejamento, de tal forma que, alterando-se qualquer um dos seus
elementos devem ser alterados os demais. Por exemplo, caso se alterem os sujeitos
a quem se destina um projeto, pode-se mudar os seus objetivos, meios de ação,
dimensão de tempo, etc.
Tipos de planejamento
De modo a abranger a complexidade e a abrangência da educação, o seu processo
se realiza mediante vários desdobramentos para a realização dos seus objetivos.
Em decorrência, o planejamento educacional tem também vários desdobramentos,
de acordo com o nível e âmbito da ação educacional realizada na escola. No
entanto, pelo princípio da unicidade, todos os planos resultantes desse processo
devem estar intimamente associados, realizando-se de forma interativa. A seguir,
são descritos os tipos de planejamento que dizem respeito à escola, cuja promoção
depende da liderança e orientação do diretor escolar.
38 Dimensões da gestão escolar e suas competências
1. Projeto Político-Pedagógico − PPP
Todos os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de elaborar e executar sua
proposta pedagógica (Art. 12º. da Lei 9.394/ 96), também referida em outro artigo da
LDB como projeto pedagógico da escola (Art. 14º. inciso I). Alguns sistemas de ensino
adotaram a nomenclatura Projeto Político-Pedagógico para representá-lo. Independentemente
da nomenclatura diferenciada, são equivalentes naquilo que representam
e não apresentam diferenciação naquilo que explicitam. São denominações
diferenciadas para designar o mesmo sentido de estabelecer uma visão de conjunto
e direção ao processo pedagógico intencional a ser promovido na escola, mediante
a contribuição de seus professores e demais membros da comunidade escolar.

O PPP é o instrumento balizador para o fazer educacional e, por conseqüência,
expressa a prática pedagógica das escolas, dando direção à gestão e às atividades
educacionais, pela explicitação de seu marco referencial, da educação que se
deseja promover, do tipo de cidadão que se pretende formar (Gadotti e Romão,
1994). Constitui-se em um instrumento teórico-metodológico que organiza a ação
educacional do cotidiano escolar, de uma forma refletida, sistematizada e orgânica
(Vasconcellos, 1995).
É um projeto elaborado de forma participativa e colaborativa, originado no seio
da coletividade docente, funcionários, alunos e pais, que dá uma identidade à instituição
educacional. Conforme Veiga afirma (2001, p. 187), “é a configuração da
singularidade e da particularidade da instituição educativa”.

O Projeto Político-Pedagógico, ainda segundo Veiga (2001), deve: i) ser construído
a partir da realidade, explicitando seus desafios e problemas; ii) ser elaborado de
forma participativa; iii) corresponder a uma articulação e organização plena e
ampla de todos os aspectos educacionais; iv) explicitar o compromisso com a formação
do cidadão e os meios e condições para promovê-la; v) ser continuamente
revisado mediante processo contínuo de planejamento; e vi) corresponder a uma
ação articulada de todos os envolvidos com a realidade escolar.
O Projeto Político-Pedagógico, como não poderia deixar de ser, tem como foco o
aluno, a sua formação e aprendizagem e a organização do processo pedagógico
para promover essa formação e aprendizagem. Em vista disso, ele engloba o planejamento
curricular, isto é, o conjunto das experiências a serem promovidas pela
escola para promover a formação e aprendizagem dos alunos.

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