quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Evanice

Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE

Trata-se de um plano estratégico, em que se define a natureza da escola, a sua missão, visão, valores, finalidades e objetivos gerais, estratégias de atuação, além de seu plano de melhoria organizacional, para promover a realização do Projeto Político- Pedagógico.

A estruturação do PDE considera: a visão estratégica, composta de valores, visão de futuro, missão e objetivos estratégicos de desenvolvimento da escola, ii) e o plano de suporte estratégico, envolvendo estratégias, metas e planos de ação. O trabalho do diretor em orientar os professores nessa compreensão é, pois, fundamental para a qualidade do ensino.

Cuidados na orientação pelo diretor ao processo de planejar

• Conhecer com profundidade e abrangência os aspectos que envolvem e estão associados
às situações sobre as quais se pretende promover mudanças e resultados, tanto do ponto
de vista da realidade (diagnóstico) quanto do significado desses aspectos (fundamentação
teórica). llink• Definir objetivos claros, observáveis e realizáveis no período de abrangência do plano delineado,
cuidando-se para que representem resultado, mudança ou aprendizagem passível de ser promovida no contexto do tempo e condições organizadas para tal. Verificação da efetividade do planejamento. Um bom processo de planejamento resulta não apenas em um plano lógico, conexo e substancial,
capaz de promover os objetivos propostos, pela orientação clara e específica das condições e
determinações para sua implementação com efetividade. Por exemplo, no caso do projeto antes mencionado,
o objetivo pode ser: “os funcionários, professores e equipe técnico-pedagógica assumirão,
Dimensões da gestão escolar e suas competências
por iniciativa própria e de forma articulada, o encaminhamento e a resolução de imprevistos”,
ou “os professores, funcionários e equipe técnico-pedagógica definirão em conjunto estratégias
de compartilhamento de responsabilidades pela realização dos objetivos gerais da escola”.
No caso de plano de ensino e de aula, o objetivo deve sempre propor uma aprendizagem por
parte do aluno, em vista do que ele será o sujeito do processo mental proposto. A orientação para a definição dos objetivos (resultados) das ações educacionais constitui-se
em uma questão crucial para a qualidade do ensino ao definir mudanças. Sem clareza dos objetivos como resultados de aprendizagem e mudança, o que se tem em planos de ação é a organização do ativismo.
Fontes:
Planejamento de ensino.
Impactos do plano de desenvolvimento da escola na gestão do ensino
fundamental de Goiás.
Planejamento em orientação educacional. Projeto da escola cidadã. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola. 3.ed. Brasília:
FUNDESCOLA, 2006.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico
da escola. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo.
Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível.

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