Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE
Trata-se de um plano estratégico, em que se define a natureza da escola, a sua missão, visão, valores, finalidades e objetivos gerais, estratégias de atuação, além de seu plano de melhoria organizacional, para promover a realização do Projeto Político- Pedagógico.
Trata-se de um plano estratégico, em que se define a natureza da escola, a sua missão, visão, valores, finalidades e objetivos gerais, estratégias de atuação, além de seu plano de melhoria organizacional, para promover a realização do Projeto Político- Pedagógico.
A estruturação do PDE considera: a visão estratégica, composta de valores, visão de futuro, missão e objetivos estratégicos de desenvolvimento da escola, ii) e o plano de suporte estratégico, envolvendo estratégias, metas e planos de ação. O trabalho do diretor em orientar os professores nessa compreensão é, pois, fundamental para a qualidade do ensino.
Cuidados na orientação pelo diretor ao processo de planejar
• Conhecer com profundidade e abrangência os aspectos que envolvem e estão associados
às situações sobre as quais se pretende promover mudanças e resultados, tanto do ponto
de vista da realidade (diagnóstico) quanto do significado desses aspectos (fundamentação
teórica). llink• Definir objetivos claros, observáveis e realizáveis no período de abrangência do plano delineado,
cuidando-se para que representem resultado, mudança ou aprendizagem passível de ser promovida no contexto do tempo e condições organizadas para tal. Verificação da efetividade do planejamento. Um bom processo de planejamento resulta não apenas em um plano lógico, conexo e substancial,
capaz de promover os objetivos propostos, pela orientação clara e específica das condições e
determinações para sua implementação com efetividade. Por exemplo, no caso do projeto antes mencionado,
o objetivo pode ser: “os funcionários, professores e equipe técnico-pedagógica assumirão,
Dimensões da gestão escolar e suas competências
por iniciativa própria e de forma articulada, o encaminhamento e a resolução de imprevistos”,
ou “os professores, funcionários e equipe técnico-pedagógica definirão em conjunto estratégias
de compartilhamento de responsabilidades pela realização dos objetivos gerais da escola”.
No caso de plano de ensino e de aula, o objetivo deve sempre propor uma aprendizagem por
parte do aluno, em vista do que ele será o sujeito do processo mental proposto. A orientação para a definição dos objetivos (resultados) das ações educacionais constitui-se
em uma questão crucial para a qualidade do ensino ao definir mudanças. Sem clareza dos objetivos como resultados de aprendizagem e mudança, o que se tem em planos de ação é a organização do ativismo.
Fontes:
Planejamento de ensino.
Impactos do plano de desenvolvimento da escola na gestão do ensino
fundamental de Goiás.
Planejamento de ensino.
Impactos do plano de desenvolvimento da escola na gestão do ensino
fundamental de Goiás.
Planejamento em orientação educacional. Projeto da escola cidadã. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola. 3.ed. Brasília:
FUNDESCOLA, 2006.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico
da escola. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo.
Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível.
FUNDESCOLA, 2006.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico
da escola. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo.
Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário